Por Marcos Cardial | Assecom AIA
A Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Frotas, dará início nesta quinta-feira (05/02) a ações emergenciais para recuperação de estradas da zona rural afetadas pelas fortes e constantes chuvas registradas no município desde o último final de semana.
De acordo com a Secretaria de Obras e Frotas, os volumes elevados de chuva provocaram cortes em estradas vicinais e estaduais, conforme relatos encaminhados por moradores das regiões atingidas. As localidades mais impactadas até o momento são Colônia do Ariranha, Gato Preto e Rio do Peixe, com pontos praticamente interditados, especialmente para o tráfego de veículos pesados.
O cronograma de atendimento prevê o deslocamento de maquinário para as regiões da Colônia do Ariranha, nas vias MU-10 e 66, e do Rio do Peixe, na MT-465. Também serão realizados serviços emergenciais nas regiões das fazendas São José e Carroça de Ouro, localizadas ao longo da MU-10. Na região do Gato Preto, a localidade do Otta inspira maior preocupação devido aos danos registrados.
Segundo o secretário municipal de Obras e Frotas, André Leal, o trabalho será realizado de forma contínua, respeitando as condições climáticas. “O maquinário vai se deslocar inicialmente para a Serra Preta, onde há uma ocorrência de acidente envolvendo um caminhão, e em seguida seguirá para as regiões do Rio do Peixe e Colônia do Ariranha. No nosso radar, quatro localidades estão em situação complicada e praticamente interditadas devido às fortes chuvas dos últimos dias. O prefeito Jacson Niedermeier determinou ações rápidas para minimizar os impactos e garantir o acesso das comunidades”, destacou o secretário.
A Prefeitura de Alto Araguaia segue monitorando a situação e reforça que as equipes estão mobilizadas para atender as demandas emergenciais, priorizando a segurança da população e a manutenção do acesso às comunidades rurais, mesmo diante da previsão de continuidade das chuvas nos próximos dias.